Tecnologias de Informação e Automação

Objetivos

O Mestrado em Tecnologias de Informação e Automação segue as últimas recomendações curriculares da Association for Computer Machinery (ACM) e do Institute for Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e de alguns dos mais relevantes conselhos, nomeadamente IEEE Systems Council, IEEE Council on RFID e IEEE Internet of Things Community, adaptando-as às caraterísticas próprias dos candidatos nacionais, às lógicas da mobilidade pretendida no Espaço Europeu de Ensino Superior e às recomendações recolhidas junto de um conjunto de entidades da região, com as quais foram estabelecidos protocolos de cooperação.

Apresenta-se assim, um plano de estudos integrado, que cruza várias áreas do conhecimento, para uma oferta de qualidade que visa essencialmente:

  • responder às necessidades do mercado de trabalho científico e tecnológico, nomeadamente para ativos que procurem formação especializada nas áreas predominantes do ciclo de estudos;
  • capacitar os alunos nas áreas emergentes relacionadas com a indústria 4.0, tais como a automação, Internet das Coisas, Computação Pervasiva e Ciência dos Dados, entre outras;
  • garantir a continuidade de formação aos alunos que terminem as licenciaturas da escola em Engenharia Informática e Telecomunicações e Gestão e Informática;
  • atrair alunos provenientes de instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras graduados em áreas semelhantes ou afins;
  • conferir uma sólida formação nas áreas dos Sistemas e Tecnologias de Informação e de Automação, preparando os alunos para o exercício da profissão, com elevados níveis de desempenho;
  • possibilitar a criação do próprio posto de trabalho, através de um conjunto de iniciativas que fomentam o empreendedorismo.

Coordenação de Curso

José Paulo Lousado | jlousado@estgl.ipv.pt

Regulamento

Download

Plano de Estudos

Avaliação e Qualidade

Avaliação/Acreditação do Curso pela A3ES

Auto-avaliação: Relatório

Avaliação externa: Relatório

Decisão e data da publicitação: Acreditado – 6 anos | 09-06-2022

Mais informação: consultar deliberação da A3ES

Relatório anual no âmbito do SIGQ

(novo curso)

Pin It on Pinterest