Tecnologias de Informação e Automação
Objetivos
O Mestrado em Tecnologias de Informação e Automação segue as últimas recomendações curriculares da Association for Computer Machinery (ACM) e do Institute for Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e de alguns dos mais relevantes conselhos, nomeadamente IEEE Systems Council, IEEE Council on RFID e IEEE Internet of Things Community, adaptando-as às caraterísticas próprias dos candidatos nacionais, às lógicas da mobilidade pretendida no Espaço Europeu de Ensino Superior e às recomendações recolhidas junto de um conjunto de entidades da região, com as quais foram estabelecidos protocolos de cooperação.
Apresenta-se assim, um plano de estudos integrado, que cruza várias áreas do conhecimento, para uma oferta de qualidade que visa essencialmente:
- responder às necessidades do mercado de trabalho científico e tecnológico, nomeadamente para ativos que procurem formação especializada nas áreas predominantes do ciclo de estudos;
- capacitar os alunos nas áreas emergentes relacionadas com a indústria 4.0, tais como a automação, Internet das Coisas, Computação Pervasiva e Ciência dos Dados, entre outras;
- garantir a continuidade de formação aos alunos que terminem as licenciaturas da escola em Engenharia Informática e Telecomunicações e Gestão e Informática;
- atrair alunos provenientes de instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras graduados em áreas semelhantes ou afins;
- conferir uma sólida formação nas áreas dos Sistemas e Tecnologias de Informação e de Automação, preparando os alunos para o exercício da profissão, com elevados níveis de desempenho;
- possibilitar a criação do próprio posto de trabalho, através de um conjunto de iniciativas que fomentam o empreendedorismo.
Coordenação de Curso
José Paulo Lousado | jlousado@estgl.ipv.pt
Regulamento
Plano de Estudos
Candidaturas
Avaliação e Qualidade
Avaliação/Acreditação do Curso pela A3ES
Auto-avaliação: Relatório
Avaliação externa: Relatório
Decisão e data da publicitação: Acreditado – 6 anos | 09-06-2022
Mais informação: consultar deliberação da A3ES
Relatório anual no âmbito do SIGQ
(novo curso)